top of page

Artigos

Portfólio de textos

Image by Calvin Craig

Arte e espiritualidade

O tema exposto neste artigo nos convida a uma importante reflexão acerca do papel integrador da arte, tantas vezes esquecido e desprezado por alguns setores da sociedade moderna, que, interpenetrados por ideologias consumistas e utilitaristas, pretendem muitas vezes bloquear no ser humano sua subjetividade, em flagrante desrespeito a sua dimensão artística.

Arte y espiritualidad
(versión española)

El tema propuesto para el encuentro de hoy nos invita a una importante reflexión sobre el papel integrador del arte, tantas veces olvidado y despreciado en la sociedad moderna, la cual, impregnada por ideologías consumistas y utilitaristas, pretende muchas veces bloquearle al ser humano su subjetividad, en una clara falta de respeto a su dimensión artística.

Image by Calvin Craig
Time_Saving_Truth_from_Falsehood_and_Env

Consequências do relativismo no campo da espiritualidade

Este artigo foi elaborado com o intuito de demonstrar quão fortemente se encontra incorporado no seio da sociedade contemporânea a ideia de relativização, que quando levada em extremo entra em flagrante contraste com a ideia primitiva, trazendo repercussões desastrosas no campo ético-moral.

O que nossos inimigos podem nos oferecer?

Há benefícios na inimizade? O que se ganha com ela? A pessoa que aprende a suportar os insultos e a reagir com serenidade ante as ingratidões revigora o autodomínio, uma vez que a generosidade para com os inimigos desenvolve a grandeza de alma, na medida em que estes nos proporcionam um modo de nos libertarmos da ira e dos rancores que poderiam infectar nossas amizades. Os inimigos, portanto, podem servir para, de algum modo, depurar o mal que existe em nós e robustecer nossas qualidades.

Maccari-Cicero.jpg
Artigos: Filosofia e Espiritualidade: Trabalhos

O que nossos inimigos podem nos oferecer?

Há benefícios na inimizade? O que se ganha com ela? A pessoa que aprende a suportar os insultos e a reagir com serenidade ante as ingratidões revigora o autodomínio, uma vez que a generosidade para com os inimigos desenvolve a grandeza de alma, na medida em que estes nos proporcionam um modo de nos libertarmos da ira e dos rancores que poderiam infectar nossas amizades. Os inimigos, portanto, podem servir para, de algum modo, depurar o mal que existe em nós e robustecer nossas qualidades.

Maccari-Cicero.jpg

Pensando no outro

O tema a ser abordado neste artigo possui um nexo imediato com a dramática situação que a humanidade ora atravessa, caracterizando uma época de profundas angústias. Estamos convictos de que as dificuldades avultam precisamente quando o ser humano, confuso pelo caudal de novos fatos que o interpelam, procura agir em meio à perplexidade, deixando de recorrer à espiritualidade e aos valores cristãos, que fundamentam a vida em suas múltiplas manifestações.

Escolhas

Demostraremos no presente trabalho que a compreensão da diferença que fazemos na vida das pessoas, sobretudo daquelas com que privamos o convívio mais íntimo, se torna, quando interpenetrada pelos conteúdos da espiritualidade cristã, algo maior do que a consciência sobre a importância de um legado, de uma obra, de um estilo. Mostraremos que esse entendimento tem consequências mais expressivas, visto que não fornece apenas emoções, mas sugere ideias e reflexões, marcando, enfim, a existência de forma superiormente bela e intensamente feliz.

Maternidade: sublime expressão de amor

Para a maior parte da humanidade, os filhos representam a continuidade da vida, no tempo e no espaço. Esse entendimento tem raízes históricas. Na Antiguidade, quando os conhecimentos espiritualistas que apontam para a imortalidade da alma ainda não eram nítidos, os gregos e romanos eram cultores da ideia de que os filhos representavam a esperança do futuro, uma visão que, de certo modo, exprime um senso de espiritualidade.

Uma sociedade fragmentada

Manter um convívio respeitoso e harmônico é uma arte que poucas pessoas dominam. Conviver bem em meio a diferentes formas de pensar sem ser preconceituoso e agressivo é ainda mais difícil, uma vez que a maioria das pessoas acredita que, para onter respeito e benquerença, é necessário estabelecer relações unicamente entre pessoas ou grupos que tenham afinidade de pensamento, de opinião, de costumes etc.

Harmony_Day_(5475651018).jpg
Pliny-the-Elder.jpg

A importância do aprendizado contínuo

Procuramos fornecer neste artigo subsídios coerentes que ensejem o entendimento de que os desafios vivenciados por todos nós na chamada era do conhecimento não são unicamente intelectuais, mas remontam à necessidade de dar um significado positivo à vida. Buscamos, com isso, desenvolver a consciência de que, independentemente da idade em que o indivíduo se encontre, é preciso, para seu próprio benefício, que ele desperte para a importância do aprendizado contínuo.

Vida de adolescente

 A vida do ser humano se caracteriza por uma infinidade de lutas e desafios, sobretudo na adolescência, período em que o indivíduo se encontra agudamente afetado em sua sensibilidade, visto que, num caudal de hormônios, vivencia uma série de rápidas reações. Em seu ímpeto de autoafirmação, muitas vezes não consegue notar as importantes transformações por que está passando – e, de certo modo, é natural que seja assim.

Teens_sharing_a_song.jpg
Toppledominos.jpg

Liberdade e responsabilidade

Liberdade e responsabilidade são conceitos importantes e, de certa forma, recorrentes em nossos escritos, palestras e alocuções, pois compreendem uma ampla gama de matizes e abordagens. Utilizando-nos de argumentos racionais e legítimos, procuraremos demonstrar ao longo deste artigo que não há conflito entre a liberdade e a responsabilidade, e sim uma relação de profunda reciprocidade.

Prática do bem

O vínculo entre o ser humano espiritualmente esclarecido e o sentimento de amor ao próximo, manifestado pelo respeito à dignidade, é tão forte que, mesmo nas atitudes mais simples da vida cotidiana, não se deixa de notar, na medida em que o indivíduo exterioriza no meio em que convive a impressão inolvidável de uma conduta generosa, receptiva e fraterna.

Bloch-SermonOnTheMount.jpg
2009-0611-003-Southdale.jpg

Consumismo

Este bate-papo representa um empenho no sentido de transportar para o campo da reflexão espiritualista a penosa realidade de grande parte dos indivíduos contemporâneos, instada por diversos meios a adquirir cada vez mais bens e a experimentar situações superficialmente prazerosas, mas que perturbam, na realidade, a paz interior e desorganizam a sociedade como um todo.

Bens materiais

Alguns dos amigos que nos acompanham, julgando pela primeira impressão causada pelo título deste artigo, talvez esperem encontrar aqui mais uma referência à necessidade de equilíbrio e conservação no que se refere às conquistas materiais; todavia, propomo-nos a ir além. Nada obstante serem dignos do maior respeito todos os movimentos de promoção da parcimônia e da conservação na esfera patrimonial, este sintético texto enseja substancialmente uma visão mais abrangente, atualizada e funcional acerca do assunto.

Diamonds.jpg
Filha_dá_um_beijo_no_rosto_do_pai.jpg

A diferença está nos detalhes

Vivemos, atualmente, a era do superlativo , em que nos habituamos a notícias que fazem referência a escândalos, descobertas e transformações nunca antes vistos. Tudo passou a ser super, ultra, mega. Pontos de vista, conceitos e ideias são superdimensionados pelos meios de comunicação, de modo que iniciativas mais sérias, isto é, que promovem a dignidade humana, mas que não buscam os holofotes da fama e do exibicionismo, tendem a ser preteridas, quando não esquecidas.

A sustentabilidade das realizações

À primeira vista, ao menos para um considerável número de pessoas, o conceito de “sustentabilidade” se restringe a um conjunto de ações que visa salvaguardar os ecossistemas. A Organização das Nações Unidas (ONU) define “sustentabilidade” como “o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras”. Cabe-nos, contudo, enquanto estudiosos da transcendência, o papel de ampliar ideias e dilatar panoramas. 

Gnothi_Sauton_Reichert-Haus_in_Ludwigsha
Fugel_David_gegen_Goliath.jpg

Violência e agressividade

Não nos moveu, no processo de elaboração deste artigo, a intenção de conceituar a violência a partir de uma perspectiva estritamente psicológica, tampouco a de discorrer sobre suas raízes biológicas. Interessa-nos, antes, compreendê-la em seu aspecto espiritual, para assim responder de forma mais ampla à pergunta suscitada em nosso encontro.

Mau humor

Um dos conceitos de “espiritualidade” que temos apresentado em nossos artigos, palestras, alocuções e trabalhos acadêmicos representa, em síntese, um conjunto de princípios que o ser humano deve se empenhar em vivenciar para alcançar de maneira honrada e sustentável seus melhores objetivos e metas. Tais princípios consistem no amor ao próximo, no autodomínio, na empatia, na liberdade e no cultivo das virtudes.

A_man_diagnosed_as_suffering_from_melanc
BerlinWallMonumentWestView.jpg

Otimismo

Nossos estudos sobre a transcendência visam incentivar e encorajar as pessoas a enfrentar os desafios com que se deparam de forma digna e valorosa. Nessa perspectiva, cumpre ressaltar o valor do otimismo como importante instrumento no processo de superação e aprendizado em que consiste a vida. Mormente na época atual, precisamos cada vez mais do otimismo acalentado e desenvolvido de forma criteriosa e inteligente, ponderada e lúcida.

Cada um é artífice de sua própria sorte

Cada um é responsável pelo próprio sucesso. Você já deve ter ouvido afirmações como essa. Concorda com ela?

Appio_Claudio_Cieco_in_Senato.jpg
dreamstime_xxl_212456621.jpg

Caminhar

O caminhar, no conhecimento filosófico-espiritualista, consiste em um caminhar para a convergência, em um caminhar para a unidade, que, dentre outras consequências, permite estabelecer uma nítida distinção entre o estudioso sério e comprometido e o indivíduo que ostenta um falso saber. Com efeito, quem busca o conhecimento autêntico deve abandonar o amor-próprio, respeitar a tradição e a cultura e, sem pensar duas vezes, acolher humildemente o que sua consciência, escoimada de ilusões e de interesses mesquinhos, indica como verdadeiro e consistente.

"Fora da realidade". Será?

Alguns leitores amigos – ou amigos leitores – que acompanham minhas publicações (artigos, crônicas, “pílulas” etc.) no Facebook, no YouTube e em meu site, levando em conta o tom otimista que se encontra distribuído por entre os parágrafos dos textos que produzo, podem me considerar um indivíduo pouco realista, distante da aridez das circunstâncias atuais.

dreamstime_xxl_190989019.jpg
dreamstime_xxl_14134163.jpg

De que forma a poesia pode nos ajudar

A força da poesia está em sua capacidade de lançar uma luz sobre o mundo e de propiciar uma visão transcendente a seu respeito, de modo a desnudar a verdade nele latente. A poesia nos ensina como viver sem renunciar a nossa sensibilidade e imaginação, sem negligenciar a legítima sede de fantasia que todos possuímos e que, de certa forma, movimenta o mundo. 

Política e pandemia

Ao longo desta dramática pandemia, que, ao que nos parece, ainda está longe de ter seu ocaso, percebemos nitidamente que, à medida que as estatísticas iam tomando corpo, cresciam igualmente as estéreis discussões político-partidárias, acentuando as polarizações e, com elas, os radicalismos.

dreamstime_xxl_214376515.jpg
dreamstime_xxl_36094949.jpg

Pílulas

Reunião de pequenos pensamentos acerca da Filosofia e da Espiritualidade.

Pequeninos nadas

Não raras vezes, alimentamos uma forte dificuldade em valorizar os “pequeninos nadas” que fazem parte da vida cotidiana: o sorriso espontâneo das crianças, a recepção aconchegante dos pets, a beleza indescritível das noites de luar, a degustação prazerosa das refeições que fazemos ao longo do dia, a cama confortável a nos esperar à noite, as cenas engraçadas com que nos deparamos nas redes sociais...

Pequeno, terrier
bottom of page